A que se deve o seu sucesso?
A eficácia da terapia com hipnose tem vindo a ser demonstrada em consultório tanto a nível terapêutico como a nível de alto desempenho. Em termos terapêuticos, a hipnose foca-se em explorar e curar a causa do problema e não o sintoma apenas.
A hipnose terapêutica apresenta, comparativamente a outras terapias, resultados mais rápidos e permanentes. A duração de um tratamento com hipnose varia consoante o problema e o próprio paciente. Pode-se no entanto afirmar que o paciente começa a dar sinais de recuperação ao fim de 3 ou 4 sessões. Os tratamentos em média duram 3 meses com a regularidade de 1 vez por semana. Raramente se alarga a um período superior a 1 ano.
Sustenta-se em 2 ideias:
- A eficácia da terapia com hipnose é sustentada pela ideia de que não são as experiências que nos moldam, mas a interpretação que escolhemos fazer delas. As várias interpretações e conclusões que chegamos ao longo da vida são apenas pensamentos, associações de ideias, perspectivas e, como tal, podem ser alteradas sempre que desejarmos.
- Segundo Milton Erickson “O paciente já traz consigo as ferramentas necessárias para ser ajudado. Todos os indivíduos carregam consigo um reservatório de forças únicas, exclusivas e pessoais”. Portanto, as respostas estão dentro de nós e a hipnose é uma das ferramentas disponíveis para chegar lá. A eficácia da terapia com hipnose dependeu muito do contributo de Milton Erickson que é o criador da Hipnose Ericksoniana
O grande mistério da Hipnose
Os seus resultados terapêuticos são positivos. Apesar disso, o mistério da hipnose é enorme, não tendo sido fácil provar a sua validade científica.
Ficam aqui 3 explicações possíveis sobre a eficácia da terapia com hipnose.
- Comunicação com o subconsciente
- Acede ao sistema límbico
- Tem uma relação misteriosa com a pineal
Quem sabe se o sucesso e a eficácia da terapia com hipnose não se deva à combinação destas 3 teorias e até de algo mais, ainda por descobrir.
1. Comunicação com o subconsciente
Uma das razões da eficácia da terapia com hipnose deve-se ao fato de, em transe, existir uma comunicação com o subconsciente, através de um aumento da atividade a nível do corpo caloso, a membrana que une os dois hemisférios e cujas funções são a troca de informação entre ambos e a supressão ou domínio de um sobre o outro, consoante a atividade do momento.
Para além disso, o consciente fica ligeiramente suprimido enquanto o subconsciente assume dominância.
O subconsciente contém memórias que não temos consciência e não podem ser acedidas facilmente. Estas memórias são acessíveis em estados de transe. Tudo o que experienciamos está armazenado aqui. Competências, hábitos, crenças.
2.
Acede ao sistema límbico
Aceder ao sistema límbico é outra das razões da tamanha eficácia da terapia com hipnose.
“Para ter êxito, qualquer terapia terá de alcançar as partes mais primitivas do cérebro, as partes que funcionam exclusivamente por impulsos eléctricos e que respondem apenas aos fármacos, à cirurgia, à hipnose e a outras técnicas similares, incluindo também os estímulos emocionais diretamente induzidos.”
JANE G. GOLDBERG
A eficácia da terapia com hipnose depende da reprogramação ou da resignificação das emoções, do estado físico e mental que significa o ato de tentar fazer com que o paciente pense de outro modo sobre as coisas, ou ver novos pontos de vista. Ou até levar outros fatores em consideração.
Na verdade, mais do que isso, a hipnose aborda diretamente as respectivas emoções que desencadeamos perante diferentes situações passadas, presentes ou futuras.
3. Relação misteriosa com a pineal
Aqui é que a hipnose se torna realmente interessante. A sua relação misteriosa com a pineal. Do meu ponto de vista é o grande segredo desvendado, mas só para depois ser-nos apresentado um outro grande mistério.
A glândula pineal tem sido considerada, desde Rene Descartes, o ponto da união substancial entre corpo e alma – um órgão com funções transcendentes. Os defensores destas capacidades transcendentais deste órgão, consideram-no como uma antena. No ser humano, seria capaz de interagir com outras áreas do cérebro como o córtex cerebral, por exemplo, ou seja, capaz de decodificar essas informações. Esta teoria pretende explicar a eficácia da terapia com hipnose bem como fenômenos paranormais como a Clarividência, a Telepatia e a Mediunidade.
A verdade é que quando estamos de olhos fechados, a pineal inicia uma série de funções vitais à nossa homeostase, a qual só é conseguida holisticamente através de um equilíbrio físico, mental e emocional. A eficácia da terapia com hipnose é comprovada pelos resultados que trás aos pacientes.
Para mais sobre como funciona uma sessão de hipnose carrega aqui.
Para marcações: Consulta