Gostaria de partilhar algo profundo e que possa oferecer uma nova perspetiva sobre a vida.
Lema de vida é um conceito? Hoje irei falar do meu lema de vida, pois considero ser um tema interessante para expressar a ideia de que utilizo a vida para aplicar princípios e não a vida que me utiliza a mim. No sentido de que o poder vem de como aproveitamos o que a vida nos dá, numa perspetiva semelhante àquela velha história que nos fala de aproveitar limões para fazer limonada. E quando o lema de vida é aplicado com sucesso a 100% surge outro a seguir. Já tenho outro à espreita porque a evolução é a única constante da vida parafraseando Buda que dizia "de todas as coisas a mudança é a única constante.” O que andamos aqui a fazer senão mudar através do autoaperfeiçoamento? Nem todos o fazem, é certo, eu faço-o. E lema de vida é diferente de propósito. O lema é uma ideia orientadora, um princípio pelo qual rejo a minha vida e que me conduz à conquista do propósito. Tenho vários lemas, mas o meu principal é "tudo o que eu faço, faço-o pela minha Alma".
Determinei-me a isso porque reconheço que as nossas Almas anseiam expressar-se aqui. Reconheço isso em mim. E porque Ela merece; é o que eu tenho de melhor. É Ela que brilha, é Ela que sabe o que faz, é Ela que tem o poder de tocar os outros. Desde há uns meses que o meu lema me reveste de coragem para mudar. Tudo o que eu faço, hoje, é para a minha Alma.
O que significa para mim
E, portanto, se tudo o que eu faço é para a minha Alma, é mesmo tudo. Sem exceção. Desde a melhoria nos relacionamentos a sucessos profissionais, é para Ela. O que isto significa? Significa que abdico de pensamentos, emoções e ações meramente humanas para que ela se possa expressar. Abdico do meu cérebro dizer “que não consigo” porque isso perante o poder da minha Alma é um insulto. Abdico de recusar, duvidar do meu futuro quando já senti a minha energia. Significa que tudo tem um propósito divino. Significa que cheguei a um ponto em que pretendo que o humano em mim se acalme e abra espaço para a minha luz fazer as coisas.
Tudo pode ser utilizado para trabalhar e para que virtudes se manifestem. Tudo pode ter uma razão profunda e sagrada. Cada interação pode ser meramente uma interação ou pode ser sagrada. Tudo isto parece ter em si uma carga, pelo menos da maneira como escrevo, mas mantenhamos a tranquilidade - e para mim falo, o trabalho não precisa ser pesado. Tudo isto pode ser vivido de forma leve. Então compreenda-se que o assunto é sério mas pode ser tratado com leveza.
Quando cheguei à conclusão de que as minhas ações e palavras podem aumentar a luz no mundo comecei a encarar a vida com mais seriedade, compreendendo que muitas vezes faltam conhecimentos às pessoas. Perante as experiências de vida, um idoso pode dizer “não importa, isto já não muda, já não tem volta a dar”. A vida para funcionar de forma harmoniosa, tem uma lógica diferente, que não se encontra no nosso modo de vida atual. Existe uma sabedoria, não muito valorizada, infelizmente, nada oculta mas de tão pouco usada parece ser que propõe um modo de vida distinto: um pouco mais subtil, muito profundo, de valores elevados. Proponho-me a trazer um pouco dessa sabedoria para encadear com o meu lema de vida.
A Sabedoria de Jesus
Jesus dizia que poderíamos fazer obras tão grandes ou maiores que as minhas*. Não pretendo igualar-me ou competir com Jesus, mas sim escolher fazer grandes obras em prol da minha Alma. Poder-se-á perguntar: “por que razão agir pela minha Alma e não por mim mesma? Não é o mesmo?”. Porque é Ela que é eterna. Olhar para a Alma carrega em si valores maiores, uma outra visão completamente diferente. As minhas experiências e ações sustentam a continuidade da sua evolução. Ou eu atraso ou eu ajudo-a. Se fizer asneiras atraso, se fizer boas ações, ajudo-a. Estas “boas ações” não é ser boazinha. Boas ações é fazer o que é necessário para o crescimento da Alma. Que pode ser: dizer não, não ajudar, impor limites. Com esta visão as nossas ações não ficam iguais porque muitas vezes fazer coisas pela Alma implica ações difíceis, corajosas e desconcertantes. Implica encarar a Verdade.
Acredito que o mais difícil seja dar permissão às nossas Almas do que fazer as grandes obras em si.
Jesus também disse que vinha para cumprir a leis dos homens*, então nós também. Reparem no que Jesus pretende ensinar. Jesus, um Mestre Iluminadíssimo, mas veio cumprir a lei dos homens. Nós fazemos coisas humanas, mas quem age é a nossa Alma, a Alma de cada um age no mundo através do corpo humano. Cumprimos as leis dos homens e brilhamos a nossa luz. É importante referir o "e" e não o "ou". Fazemos as duas coisas. Cumprimos a lei dos homens ao mesmo tempo que brilhamos a nossa luz. As duas coisas precisam de andar de mãos dadas. Uma não reprime a outra, no caso a Alma comanda e o homem/mulher executa. A Alma é sempre uma boa líder, é a melhor líder.
Jesus disse para guardarmos os tesouros no céu onde ninguém os pode tirar*. O meu lema é parecido com esta sabedoria. Se tudo o que eu faço é pela minha Alma, significa que eu tenho um princípio elevado e tudo o que eu faço é em prol da sua grandiosidade. Significa que eu vou criar e agir de forma que transmita Quem Sou e Quem Sou dito desta forma estou a referir-me à minha Alma, uma manifestação de Deus. Se é a minha Alma que age e expressa, naturalmente cria tesouros na Terra. Pois Ela é a perfeição à semelhança de Deus. Ao criar tesouros na Terra, Ela guarda o seu feito no céu. A minha Alma expande a sua capacidade e grandiosidade. E no céu, na eternidade, ninguém lhe tira isso.
Aqui na Terra podemos roubar dinheiro, porém os tesouros: o apoio, as bondades, a coragem, as verdades, as firmezas e o crescimento que conseguimos, ninguém consegue tirar. E isso é mais precioso que qualquer bem material conquistado. Volto a reforçar que também viemos cumprir a lei dos homens e portanto adquirir bens materiais, só que a prioridade precisa de estar bem definida. Mais à frente, através da sabedoria de Jesus, percebemos que ter a espiritualidade como prioridade não inibe os ganhos materiais.
As pessoas podem criticar alguém bondoso, porém a crítica não retira um tesouro do céu. Nós acumulamos virtudes ou defeitos. Quem praticou a bondade aumenta essa virtude. Quem critica acumulou julgamento. Quando morremos é este tipo de bagagem que levamos connosco. Toda a verdade que dissemos, estamos a manifestar a nossa Alma, e Ela guarda cada ação, cada tesouro, neste caso, chamado bondade, que fica ligado positivamente a todos para os quais praticou esse ato. O mesmo exercício podem fazer com coragem, verdade, poder, cura, sabedoria, etc... Quanto mais coragem praticarem aqui, mais tesouros da coragem guardam no céu. Reparem, nós aqui vivemos ao contrário, perseguimos dinheiro... em vez dos verdadeiros tesouros.
Mais sabedoria de Jesus com charada
Jesus disse "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas". O que significa?
Recorrerei a um exemplo bastante comum: vamos observar o que todos nós procuramos e precisamos para viver que é dinheiro. Para cumprirmos a leis dos homens, precisamos de dinheiro, e por isso, temos deveres e direitos. Para ter dinheiro precisamos de trabalhar, mas o segredo está no para quem é que trabalhamos.
Recorda que tudo o que eu faço é pela minha Alma, incluindo o meu trabalho.
A procura não é por dinheiro nem sucesso ou outra coisa do género. E se estiveres “bloqueado”, em termos de conexão com a tua Alma, e estiveres à procura de algo que não é para ti? Dirás que “a vida é uma porcaria, este mundo está condenado, nada funciona, só vim para sofrer”…?. É evidente que o mundo tal como está não funciona. Está claro que muita coisa, senão tudo, precisa de ser mudada, mas será sensato morrer a aguardar por esse dia ou procurar fazer algo que te ajude? Uma vida sem crescimento, sem princípios é uma vida desperdiçada. O desenvolvimento emocional e espiritual precisa de caminhar junto com a escola, a universidade e com a aprendizagem de uma profissão, pois o dinheiro é para ser usado aqui, mas as virtudes são para a eternidade.
Vamos, então, procurar o reino dos Céus. Olha para o teu Ser Interior, para o teu alinhamento divino e conecta-te com Deus. Se a tua Alma é que te dá brilho, é que sabe o que faz, é que é poderosa, é que guarda os tesouros no céu. É através Dela que não perdes nada e alcanças tudo. A ligação com Ela é o passo de mágica que te dá sentido a tudo; a libertação das limitações humanas é o teu trabalho. Enquanto cumpres as leis dos homens, no teu dia-a-dia, fá-lo ciente de que existe um cordão inquebrável que te une à magia, ao sentido da existência. A conexão com a tua Alma é o primeiro passo para a conexão com Deus. Não precisas de lutar por nada, a palavra de ordem hoje é "liberdade". É preciso libertação, abrir espaço para a divindade "descer" e deixá-la conduzir. Basta permitir e ter a coragem de avançar mesmo com medo.
Reflexão Final
Considera as seguintes frases, conhecida por quem estuda desenvolvimento pessoal e espiritual:
- "Conhece-te a ti mesmo"
Frase utilizada por Sócrates para descrever uma vida que vale a pena ser vivida, uma vida cheia de reflexão. Não é preciso dizer que concordo.
- "O que mais agrada a Deus é que a pessoa se conheça" Sai Baba
Para além da grande charada vem a mini charada. Exemplo: a bondade agrada Deus, mas o que mais agrada Deus é que a pessoa se conheça. A pessoa pode perseguir a bondade para guardar o tesouro no céu, mas o que mais agrada Deus é a pessoa se conhecer. Ao conhecer-se, inevitavelmente descobrirá a sua Alma que é bondosa por natureza. É belíssima. Se eu pudesse transmitir por palavras o que é sentir a luz, agora mesmo fazias de tudo para conseguir senti-la também, garanto. Se precisamos procurar o Reino dos Céus para que tudo o resto nos seja acrescentado, então busquemos a nossa própria Alma.
A nossa Alma, poderosa, tem o mesmo poder de Deus que a fez nascer por ser infinitamente amoroso. Portanto, nós somos Deus na nossa dimensão de atuação. Se procurarmos a nossa Alma, procuramos Deus também. Se agirmos como a nossa Alma, deixamos que Deus aja igualmente. "Nós somos Deus, mas Deus é o nosso Guru” Sai Baba.
Compreende-se a resposta da charada?
O meu lema de vida é "tudo o que eu faço, eu faço pela minha Alma" e, desde então, observo diáriamente, que tudo o resto me é acrescentado.
Enquanto puder, irei conhecer-me, curar-me, libertar-me, perdoar e evoluir pela minha Alma; tudo o resto me será acrescentado. É ao que dedico a minha vida neste momento e é tudo o que precisarei. Os tesouros guardo-os no céu e, no que se refere a Deus, Eu Sou uma entrega absoluta e estou ao serviço.
Nós podemos viver o resto das nossas vidas a perseguir conhecimento terreno, ou podemos, finalmente, dar o salto para a progressão quando levarmos a sério a verdade que liberta: a sabedoria dos Grandes Mestres Iluminados.
*As frases em citação de Jesus são interpretações às seguintes frases bíblicas:
1. “Vocês podeis fazer obras tão grandes ou maiores que as minhas”
Forma mais aproximada na Bíblia:
Em João 14:12, Jesus diz:
"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e as fará maiores ainda do que estas, porque eu vou para o Pai."
Ou seja, é mesmo Jesus quem afirma que aqueles que nele acreditam poderão realizar obras ainda maiores do que as d’Ele, pois Ele iria ao Pai. Basicamente, a conexão com a Alma é o primeiro passo da conexão com Deus, em conexão com Deus podemos fazer obras tão grande ou maiores que as de Jesus, porque Jesus vai para o Pai e nós também.
2. “Eu vim para cumprir a lei dos homens”
Frase exata da Bíblia:
A passagem mais próxima encontra-se em Mateus 5:17, mas o texto fala em “lei ou os profetas” (a Lei de Moisés e os escritos proféticos do Antigo Testamento), não “lei dos homens”.
"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir."
Portanto, a forma correta (segundo a maioria das traduções bíblicas) é:
"Não vim para revogar a lei ou os profetas, mas para cumprir."
A citação “vim para cumprir a lei dos homens” não corresponde literalmente à Bíblia, é uma interpretação.
3. “Guarda os tesouros no céu onde ninguém os pode tirar”
Forma mais aproximada na Bíblia:
Em Mateus 6:19-20, lemos:
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem e onde ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde ladrões não minam nem roubam."
Então, a ideia de “guardar tesouros no céu” é bíblica, mas o texto exato costuma ser traduzido como “ajuntai tesouros no céu...”, e não “guarda os tesouros no céu...”. No entanto, o sentido permanece o mesmo: Jesus ensina a valorizar as riquezas espirituais, que não podem ser roubadas nem destruídas, em vez das riquezas materiais.